quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Piloto

Piloto ou aviador é um indivíduo que conduz aeronaves por prazer ou como uma profissão. Existem pilotos na área civil e militar. O piloto militar que conseguir abater cinco aeronaves inimigas ou mais em combate é denominado um ás da aviação. No Brasil, Santos Dumont é considerado patrono da aviação, e primeiro piloto de aeronaves.

Como se tornar um piloto

Civil

O cargo de piloto é o mais cobiçado na aviação comercial, o status e a falta de rotina que a profissão proporciona chama a atenção dos jovens, porém muitas revistas e sites de profissões não colocam com clareza como se tornar um piloto de aviões comerciais. A seguir estão listados os cursos para ingressar na aviação civil como piloto.
Curso de Piloto Privado;
Curso de Piloto Comercial;
Curso de Piloto de Linha Aérea;
Faculdade de Ciências Aeronáuticas.

Militar

No Brasil para ingressar na aviação militar, o interessado deve procurar a Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), e realizar concurso público de âmbito nacional. Além da (AFA) o interessado que não concluiu o ensino médio pode realizar concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena - MG.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Voo US Airways 1549

O voo US Airways 1549 foi um voo que partiu do Aeroporto de LaGuardia, na cidade de Nova Iorque e faria escala no Aeroporto Internacional Charlotte/Douglas, em Charlotte (Carolina do Norte) que foi forçado a fazer um pouso de emergência em pleno rio Hudson, em 15 de janeiro de 2009. O destino final seria o Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma, em Seattle.
O acidente assustou muitos moradores de Nova Iorque, que ficou sob alerta de sirenes e de helicópteros.
A FAA, órgão responsável pela administração da aviação civil no território estadunidense, está investigando a possibilidade de colisão com pássaros, que teriam sido sugados por ambas as turbinas. Todos a bordo sobreviveram.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Controle de tráfego aéreo

Controle de tráfego aéreo, (Air Traffic Control, ou ATC, em inglês) é um serviço prestado por controladores, em terra, que orientam e monitoram aeronaves (geralmente, aviões) no ar e no solo, para garantir um fluxo de tráfego seguro, ordenado e expedito. Os Controladores de tráfego aéreo fornecem indicações e autorizações de vôo, de acordo com as características operacionais das aeronaves e as condições de tráfego em determinado momento. Estas autorizações podem incidir sobre a rota, altitude e/ou velocidade propostas pelo operador da aeronave, para determinado vôo, devendo os pilotos cumprir as instruções/autorizações recebidas.

Aeroporto

Um aeroporto é uma área com a infra-estrutura e os serviços necessários para o atendimento de aterragens e descolagens de aviões. Um pequeno aeroporto é muitas vezes referido por campo de aterragem (ou simplesmente campo) ou aeródromo. Também pode ser referido como base aérea, quando o aeroporto está designado a servir primariamente aviões militares.
Aeroportos precisam ser de fácil acesso a estradas, para o transporte de passageiros, trabalhadores e carga do aeroporto a outras cidades. Para esse fim, alguns aeroportos também possuem acesso a ferrovias (carga), metro e ferries (passageiros). Além disso, aeroportos movimentados possuem equipas de emergência como bombeiros e pronto-socorros, para a eventualidade de um acidente; aeroportos maiores chegam a possuir hospitais completos.
Aeroportos podem ocupar grandes espaços, chegando por vezes a ocupar mais de 120 km²; um grande centro aeroportuário pode empregar directamente mais de 20 mil pessoas, movimentar centenas de aeronaves, manejar centenas de toneladas de carga aérea e várias dezenas de milhares de passageiros num único dia de operação.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

As maiores fabricantes de aeronaves do mundo

1. Boeing


A Boeing Commercial Airplanes (BCA) é uma empresa norte-americana. É a maior fabricante de aviões e material aeronáutico do mundo.
Com sede em Chicago, Illinois, conta com fábricas em Seattle e Washington.
Foi fundada em 1916, por William E. Boeing e George Conrad Westervelt.
Em 1996, a McDonnell Douglas foi adquirida pela Boeing por 13 bilhões de dólares.




2. Airbus


Airbus é uma das duas grandes fabricantes de aviões comerciais do planeta, sendo a outra a Boeing, e está sediada em Toulouse, na França. O seu nome completo e oficial é Airbus Société par Actions Simplifiée. A empresa é uma subsidiária da EADS (que detém 80% da empresa) e da BAE systems (os 20% restantes). Essas duas empresas são as maiores fornecedores de material bélico na Europa. A Airbus emprega cerca de 50 mil pessoas em vários países europeus. As fábricas principais estão localizadas em Toulouse (França) e Hamburgo (Alemanha).




3. Embraer


A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) é um fabricante de aviões de pequeno e médio porte, para uso na aviação regional, executiva e agrícola, além de caças militares, aviões de sensoriamento remoto e para transporte de autoridades.
É a terceira maior fabricante de aviões do mundo, ficando atrás da Boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil, em termos de valor absoluto desde 1999 e hoje também, a fabricante de jatos executivos com maior pedidos em carteira.
Sua sede localiza-se na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo e possui diversas outras unidades, inclusive uma na China, a Harbin Embraer.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tipos de aviação

Aviação comercial

A aviação comercial é um conjunto que inclui as técnicas e as ciências necessárias para a fabricação, manutenção e operação segura de aeronaves destinadas ao transporte de carga e/ou passageiros. Os primeiros vôos comerciais foram feitos no começo da primeira guerra mundial, nos Estados Unidos da América, e expandiram-se rapidamente após o fim da guerra.

Aviação militar

Aviação Militar é a utilização de aeronaves com fins militares, seja em operações de combate ou em operações de apoio.


Aviação geral
Aviação geral inclui quaisquer tipos de aviação, que não sejam vôos regulares (de linhas aéreas) ou aeronaves militares. Isto inclui desde pequenos aviões de propriedade particular até modernos jatos de negócio, helicópteros, balonismo, vôos de treinamento (para pilotos iniciantes) e outras atividades aéreas.